O que causa infecção urinária 5 razões mais comuns e se é transmissível ou não!

O que causa infecção urinária? 5 razões mais comuns e se é transmissível ou não!

As infecções urinárias são causadas principalmente por bactérias, como E. coli, que entra na uretra e se desenvolve na bexiga. As 5 razões mais comuns incluem: 1) dificuldade para esvaziar completamente a bexiga, 2) uso de cateter urinário, 3) gravidez, 4) menopausa e 5) sexo sem proteção.

As infecções urinárias não são geralmente transmissíveis de pessoa para pessoa, mas podem ser contraídas através do contato sexual.

Ardência forte ao urinar, sensação de peso na barriga e vontade frequente de urinar são alguns dos sintomas clássicos do problema.

Publicado em 21 de janeiro de 2023

A infecção do trato urinário pode ser causada por diferentes fatores e se manifestar de formas distintas, dependendo do tipo e da estrutura do sistema urinário acometido.

Normalmente, ela surge por alterações no equilíbrio da microbiota da região genital — favorecendo a proliferação de micro-organismos que causam a infecção e provocando sintomas clássicos, como dor ou ardência ao urinar e vontade frequente de urinar.

Embora os micro-organismos estejam naturalmente presentes no organismo, o equilíbrio pode ser alterado devido a alguns fatores, como higiene íntima incorreta, consumo inadequado de água e problemas preexistentes, como pedra nos rins.

Diversas bactérias podem causar a infecção urinária, mas normalmente a responsável é a Escherichia coli.

Leia também:

De acordo com Rodrigo Wilson Andrade, urologista do Hospital Albert Sabin de São Paulo, o paciente deve procurar um médico sempre que apresentar incômodo ou dor e iniciar o tratamento adequado com medicamentos antibióticos ou antifúngicos.

A indicação médica pode variar de acordo com a bactéria causadora. 

Saiba mais: Remédios para infecção urinária: confira 10 opções mais utilizadas

 

O que causa a infecção urinária? 

A infecção urinária pode ser causada por diferentes fatores, desde hábitos de vida a doenças preexistentes. A maioria está relacionada a questões que afetam as defesas do corpo, facilitando a entrada e/ou a proliferação de bactérias que causam infecções. Confira as causas mais comuns: 

1. Higiene inadequada 

Uma das causas mais comuns da infecção do trato urinário em mulheres é a higiene inadequada da região íntima. Na hora de secar a área após urinar, preste atenção ao movimento que realiza. A maneira correta é passar o papel suavemente de frente para trás, o que evita trazer as bactérias que estejam na região do bumbum. 

Saiba mais: Qual é o jeito certo de lavar a vagina e o que NÃO fazer

Embora seja mais comum em mulheres, a higiene incorreta também pode ser uma das causas da infecção no homem — especialmente durante o banho, quando se higieniza primeiro a região dos glúteos antes do pênis. 

2. Segurar a urina

O ato de urinar é um dos sistemas de defesa do organismo, uma vez que permite a eliminação de líquidos e toxinas do corpo — além da maior parte das bactérias que possam ter entrado na bexiga. Nesse contexto, segurar a urina impede que esse processo de limpeza aconteça, o que facilita a proliferação de micro-organismos e o desenvolvimento da infecção urinária.  

Ademais, quando o hábito de segurar a urina passa a fazer parte da rotina, existem riscos a longo prazo. “Ao longo dos anos, esse costume causa a deterioração da musculatura da bexiga, do períneo, da pelve, da musculaturas da bacia e, com o tempo, leva à dificuldade em urinar, infecção urinária de repetição, bexiga hiperativa e incontinência urinária“, explicou o urologista Rafael Buta em entrevista prévia ao MinhaVida.

3. Beber pouca água 

Além de segurar a urina, o hábito de beber pouca água também pode trazer diversos prejuízos à saúde — especialmente facilitando o desenvolvimento de fungos e bactérias na uretra e na bexiga. Isso ocorre porque o corpo deixa de produzir urina suficiente para utilizar o banheiro durante o dia, permitindo que as bactérias continuem subindo até a bexiga. O recomendado é consumir, pelo menos, dois litros de água por dia. 

4. Ter pedra nos rins

Pacientes com pedra nos rins podem desenvolver infecção de urina com mais frequência, já que o cálculo renal pode se mover e fazer com que as vias urinárias fiquem entupidas, bloqueando o fluxo de urina. Quando isso acontece, existem maiores chances das bactérias que estão crescendo na bexiga se proliferarem. 

5. Uso prolongado de absorvente interno

Durante a menstruação, o corpo elimina diversos resíduos que podem facilitar o desenvolvimento do micro-organismo. Para pessoas que utilizam os absorventes internos ou protetores de calcinha, embora eles sejam úteis para manter a higiene no período, quando ficam sujos podem facilitar o desenvolvimento de bactérias que podem chegar até o sistema urinário.

%gubitsSAÚDE
O que causa infecção urinária 5 razões mais comuns e se é transmissível ou não!

Infecção urinária é transmissível? 

infecção urinária não é transmissível, uma vez que a contaminação se dá por bactérias que já habitam naturalmente no organismo. Por isso, o quadro não é transmitido durante as relações sexuais ou pelo uso de banheiros públicos, por exemplo. Porém, o ato sexual pode facilitar seu desenvolvimento devido ao contato com brinquedos sexuais, látex da camisinha e outros objetos, que podem alterar a flora vaginal e facilitar a multiplicação das bactérias causadoras.

Quem tem mais riscos de ter infecção urinária?

Além das principais causas, existem diversos fatores que aumentam o risco da infecção urinária. Ter um sistema imunológico enfraquecido (devido ao tratamento de câncer, por exemplo), problemas na bexiga que impedem o esvaziamento adequado ou a presença de infecção na corrente sanguínea são alguns dos aspectos que aumentam as chances de desenvolver o problema.

Além disso, a incidência da infecção urinária é bastante comum durante a gravidez, devido às alterações fisiológicas que favorecem a colonização do trato urinário. Alterações metabólicas e endócrinas, além de outras infecções vaginais, também podem ser fatores de risco.

“A grávida é uma situação especial, em que você tem uma imunidade um pouco acometida, que facilita ter infecções, mascara sintomas e que pode levar a infecções potencialmente graves”, explicou Lilian Fiorelli, médica ginecologista especialista em sexualidade feminina e uroginecologia pela Universidade de São Paulo (USP), em entrevista prévia ao MinhaVida. 

No caso dos homens, a infecção urinária é mais frequente quando existem problemas de crescimento da próstata. Isso ocorre porque ela pressiona a bexiga e impede que a urina seja eliminada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE Aqui